A fábrica da Vauxhall, onde é produzido o Astra para o Reino Unido, poderá ser “vítima” do Brexit e a produção poderá mudar para a Polónia.
A General Motors poderá tornar-se no primeiro grande construtor a alterar a localização da uma fábrica do Reino Unido para a Europa continental, na sequência do Brexit. A fábrica situada em Ellesmere Port, a noroeste do território britânico, onde é feito atualmente o Opel/Vauxhall Astra poderá ter de ser deslocalizada. O grupo norte-americano receia que a incidência de impostos a montante e a jusante possa refletir-se num aumento nos custos de produção. A localização da fábrica de Ellesmere Port, que atualmente emprega mais de 2 mil pessoas, é considerada como sendo de “alto risco”, defende Garel Rhys, professor da Cardiff Business School, especialista em indústria automóvel, em declarações à Automotive News.
Por sua vez, através de um estudo, a consultora LMC Automotive subscreve o cenário de deslocalização, adiantando que a produção poderá passar para a Polónia ou para a Alemanha. Recorde-se que o Opel Astra já é produzido atualmente também em Gliwice, na Polónia. Caso esta decisão avance, deverá consumar-se em 2021, altura para a qual está previsto o lançamento da próxima geração do Astra. A GM possui ainda outra fábrica no Reino Unido, na região de Luton, com mais de 900 funcionários, onde produz atualmente o Vivaro.
Até que haja um acordo final entre o Reino Unido e a União Europeia, um porta-voz pela GM no Reino Unido, disse à Autocar que o funcionamento das fábricas não deverá sofrer alterações.